Quem Somos

17862358_1088973667874589_4013272816802662135_n

Dados Históricos

Em 1964 surgiu, no então bairro Passo D’Areia, a Capela Santa Cruz. O líder dessa Comunidade Católica foi o Pe. Zeferino Zago, com a assessoria do Sr. Majorino Colau, residente nesta localidade. No domingo da Páscoa de 1964, foi celebrada a 1ª Missa, missa campal, mas já com cobertura de folhas de zinco improvisadas. A partir de então as celebrações da eucaristia foram periódicas, aos domingos e dias santos, durante oito anos consecutivos, até o dia em que Pe. Zago deixou o sacerdócio ministerial. O terreno, doado à Comunidade Santa Cruz pela Cia. Frederico Mentz S.A., foi escriturado somente em 1974, no nome do Instituto Educacional Vicente Pallotti, sob a cláusula de que se devesse aí construir um templo destinado à Igreja católica, com dependências para assistência social e aulas educacionais. Depois de alguns anos, a capela provisória foi retirada para dar lugar à terraplenagem da área, onde foi construída a sede local, um prédio de dois pisos. O andar térreo é usado como Capela, e o andar superior, para salas de aula de catequese, de corte e costura, pintura e arte culinária.

Testemunho da “VERBUM DEI”

“À Comunidade Católica da Santa Cruz, que está no Jardim Ipiranga, em Porto Alegre, paz, graça e bênçãos da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Assim como em 6 de janeiro de 1993, a missionária Maria Antônia Alberti Vives, no Brasil, pelo Instituto Apostólico “Verbum Deis”, me pedia licença oficial para fundar uma Fraternidade de Vida Evangélica, nesta Arquidiocese, e eu concordei se estabelecesse nessa Comunidade da Santa Cruz, no Bairro Jardim Ipiranga, também agora, quando se destina a outro bairro desta Capital e desta Arquidiocese, tem todo o meu beneplácito. Quero, porém, antes, em nome de toda a Igreja Particular de Porto Alegre, agradecer o testemunho de fé e oração, assim como as atividades pastorais desenvolvidas pelos membros do Instituto Verbum Dei e Auxiliares, nesta Comunidade da Santa Cruz. Ao Pe. Antônio, Pe. Félix, Pe. Guido que ali tem auxiliado em fins de semana, com celebrações da Eucaristia, a todas as Religiosas e leigos deste Instituto Apostólico, meu muito obrigado, e muitas bênçãos para o novo trabalho em outras áreas desta Arquidiocese. E para que o trabalho pastoral não sofra solução de continuidade nessa Igreja da Santa Cruz, pedi a colaboração do Per. Artur, que se prontificou, honrado, prazerosamente, a residir junto convosco, caros fiéis, e desempenhar as atividades inerentes ao ministério sacerdotal, para, num trabalho de conjunto com a Área Pastoral Norte I, e com o Arcebispado, levar esta Comunidade a crescer na direção de uma florescente e frutificadora Comunidade Paroquial. Porto Alegre, 30 de abril de 1994. A todos, minha bênção.” (Assinado por Dom Altamiro Rossato, CssR – Arcebispo de Porto Alegre).

Criação da Paróquia Cristo Bom Pastor

Em assembléia realizada em 29 de maio de 1994, já com o futuro pároco residindo em uma das dependências da Capela, a Comunidade Santa Cruz houve por bem mudar o nome da Igreja de Santa Cruz para Igreja Cristo Bom Pastor. (As folhas volantes da votação se encontram nos arquivos da Paróquia). O segundo nome mais votado foi “Paróquia Cristo Ressuscitado” e “Igreja da Ressurreição”. De fato, por um Decreto emanado por Sua Excelência, Dom Dadeus Grings, foi criada a Paróquia Cristo Bom Pastor, no dia 17 de junho de 2001.

Constituição Religiosa da Paróquia Cristo Bom Pastor

Nossa Paróquia é uma Filial da Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre que, portanto, é a Matriz. Quem governa, atualmente, a Arquidiocese, é o Arcebispo Dom Dadeus Grings. O Pároco que administra a Paróquia Cristo Bom Pastor, desde sua fundação, 17 de junho de 2001, é um presbítero pertencente à Arquidiocese de Porto Alegre, padre diocesano, Artur C. Calsing. Este auxilia o Sr. Arcebispo no pastoreio desta parte da Arquidiocese, nos limites da Paróquia que circunscrevem uma área que se estende desde o encontro da Rua Itapeva com a Rua Umbu – seguindo pela Rua Pedro Álvares Cabral – Rua Marco Pólo – Avenida do Forte – Rua Ari de Abreu Lima – Avenida Nilo Peçanha – Avenida João Wallig – Rua Pedro Bittencourt – Rua Acélio Daudt – Rua Geraldo de Souza Moreira – Rua Jari – Rua Itapeva, até esta encontrtar-se com a Umbu, o ponto de partida desta descrição.

Mensagem do primeiro Pároco

1º PÁROCO: Nos arquivos da Comunidade encontra-se a seguinte mensagem do primeiro pároco da nova Paróquia Cristo Bom Pastor: “Ao Povo de Deus que está no Jardim Ipiranga, em Porto Alegre, muita paz, graças e bênçãos da parte do Senhor Ressuscitado, o Bom Pastor: Venho a convite do nosso Arcebispo D. Altamiro , e a pedido desta Comunidade da Santa Cruz. Venho para morar aqui, junto a este povo que já me é tão caro. É meu intento sentar junto com todos, especialmente à mesa comum da Eucaristia, partilhar as experiências de fé e pastoral, erguer-me junto com os demais, ombrear dificuldades e acertos, percorrer os caminhos dos peregrinos de Emaús, crescer na direção da Celeste Jerusalém, com a multidão “formando festivas torrentes no deserto”. Venho para ajoelhar-me diante dos mais necessitados, buscando pensar as feridas com óleo e o vinho do Bom Samaritano. Venho para servir, para escutar, para vender a imagem do novo Reino, a imagem do homem novo. Mas peço que a Comunidade me cobre. Vejo esta Comunidade como membro de um corpo. Vejo a humanidade toda como a um corpo novo a construir na perfeição, à estatura e maturidade de Cristo, modelo do apóstolo S. Paulo. Sim, Deus quer construir aqui, no molde do Jardim Ipiranga, a parte perfeita do seu corpo, dentro do grande plano da Redenção. Foi para isso que nos enviou seu Filho único que fez morada entre nós, e prometeu permanecer conosco até o fim dos tempos. Por isso, a única obra que o Pai do Céu pede que realizemos é “crer naquele que ele enviou”. É crer nesta Presença. É crer neste Deus conosco, sem despedida. Nosso único trabalho consiste em estudar este plano de Deus, contido no Evangelho, e executá-lo na prática, passo a passo, em alegre e perseverante esperança. Convido, portanto, a todos a porem mãos à obra. Arregacemos com disposição as mangas de nossa alma, abramos as portas e janelas do nosso coração. Sintamo-nos honrados em estar a serviço do Engenheiro do universo todo, que deseja construir aqui o homem pleno de vida, o homem realizado, o homem feliz, o homem perfeito, o homem novo e ressuscitado. E eu, como simples empregado, três vezes o menor de todos, eu me sentirei feliz em poder participar desta bonita obra, a de construir o homem novo, a nova humanidade, a Igreja renovada, o Reino de Deus. E para isso peço a oração de todos. E que o Senhor nos abençoe. Porto Alegre, 30 de abril de 1994.” (Assinado por “Artur C. Calsing – sac.”).

Padres que atenderam nossa comunidade

Alfredo Venturini, Aquiles, Olívio, Ângelo, Miguel, Isidoro, Bonfiglio. Já estamos em 1978, quando outros sacerdotes deram aqui seu testemunho: Euclides, Eugênio, Cláudio. A partir de 1981 vieram os padres Tadeu, Marcos, Ernesto, Chico, Alexandre, Blasídio. Obras: Em 1964 foi construído o 1º barraco, com material velho dado pelo próprio povo da localidade. Em 1966, surgiu um Colégio, inaugurado pelo então Prefeito Célio Marques, que atendeu alunos do bairro até 1978. Nesse ano um decreto da Prefeitura interrompeu seu funcionamento. Sob a orientação do próprio ex-pe. Zago, o prédio foi retirado do local.